Participe do Blog Pensando Alto!

22 de junho de 2015

Um breve Resumo da Alta e Baixa Idade Média. Trabalho 1o Ano do Colégio Internacional Signorelli.-





O feudalismo foi um período histórico onde em função das invasões bárbaras e da queda do Império Romano, ocorreu um processo de ruralização, onde em busca de proteção os camponeses passaram a se refugiar nos feudos.
Os feudos se caracterizavam por grandes propriedades de terras controladas pelo senhor feudal, que como proprietário tinha o domínio político do feudo. O feudo era autosssuficiente, possuindo governo e leis próprias, sendo a religião o único ponto de interseção dentro de um mundo fragmentado.



Entre as classes sociais de forma hierarquicamente distribuídas, a Igreja Católica assumia o topo da pirâmide ficando responsável pela religião, educação e o controle cultural e social da população, ao senhor feudal cabia o governo, aos cavaleiros a segurança e aos camponeses a produção e o trabalho. Compunham a nobreza: a Igreja, o senhor feudal e os cavaleiros.

Esta pirâmide coloca em importância ambos os membros da nobreza: o senhor feudal - rei, e a igreja. Ao longo da pirâmide é possível observar a dispersão das outras classes por ordem de hierarquia.

A lógica de produção nos feudos era servidão e a agricultura passou a ser a base econômica. O senhor feudal permita aos camponeses plantarem e usarem suas ferramentas, mas deveriam pagar o uso das terras e dos utensílios com o trabalho e com parte da produção. Mesmo que o camponês permanecesse com o domínio de sua liberdade, a lógica da servidão tinha como elo a fidelidade em troca de proteção, ou seja, ao servo cabia a produção e ao senhor feudal a garantia de proteção e segurança.
Entre a nobreza havia uma relação de vassalagem onde o cavaleiro dedicava-se a proteção do feudo em uma relação de fidelidade ao senhor feudal.
A Idade Média caracterizou-se por um período de enclausuramento de ideias, onde o domínio da Igreja e da religião católica passou a regular a sociedade.
A Igreja Católica foi uma das instituições mais importantes e poderosas do período feudal. Ela exercia grande poder na política e nas relações sociais, enquanto fazia crescer seu patrimônio e seu poder econômico por meio de doações, esmolas e isenção de impostos.
Os mosteiros eram considerados centros da vida cultural da sociedade. Os monges eram responsáveis pela proteção espiritual e pela escrita dos livros sagrados. Como detentora do saber, a Igreja tinha grande responsabilidade na educação, tanto nas escolas como em universidades.
A Igreja influenciava o modo de pensar e de se comportar da sociedade. Os membros do clero deveriam cumprir um regime de obediência e disciplina. Todos deveriam seguir dogmas católicos. Aqueles que não seguiam eram chamados hereges e eram condenados por heresia. Para acabar com os hereges foi criado durante a crise do sistema feudal o Tribunal da Inquisição, que torturava e matava os infiéis.

Trabalho realizado pelo 1º Ano do Colégio Internacional Signorelli

Grupo: Carolina Nunes, Milena L., Beatriz Blasquez, Victória Reis, Amanda F., Catherine, Vitória C., Luana M., Letícia M.

RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO EM SLIDES:









Nenhum comentário: